Prefeita Rosa Maria, governador Ratinho Júnior e autoridades lançam pedra fundamental do novo hospital
(Foto: Prefeitura/Pinhais)
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria e o governador Ratinho Júnior assinaram na última semana a ordem de serviço para a construção do Novo Hospital de Pinhais. A cerimônia foi realizada na Rua 21 de Abril, esquina com a Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro.
O novo hospital terá mais de 14 mil m² e contará com 90 leitos, sendo 20 de UTI e atendimento 100% voltado aos pacientes do SUS. Com recursos já garantidos pela Prefeitura de Pinhais, Governo do Paraná e financiamento via BRDE, o investimento base é de R$ 127 milhões. Com execução projetada em dois anos, a entrega da obra está prevista para dezembro de 2024.
Diversas autoridades do município e Estado, servidores e população em geral estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental da obra. Além da prefeita Rosa Maria e do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o documento que autoriza a construção do hospital foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pelo diretor-presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Wilson Bley Lipski.
Acompanharam a solenidade a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho e demais secretários municipais; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Aparecido Sanches, André de Paula, Binga, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Fernando Santos, Filho, Jane Carteira, Paulão, Pioco, Polaco do Pérola, Radialista Joãozinho Ribeiro e Tomé; a deputada estadual Marli Paulino; o ex-deputado federal Luizão Goulart; a primeira enfermeira que tomou a vacina da covid em Pinhais, Glair Portela Sadoski, representando todos os profissionais de saúde; e Rossi, representando o consórcio empresarial Saúde Pinhais Ltda.
A prefeita Rosa Maria destacou a importância do início das obras como um momento histórico para a cidade. “Hoje começa a se materializar o sonho desta cidade, um grande sonho que foi sonhado em meio a uma pandemia. Temos o hábito de ouvir as pessoas, e foi ouvindo a população que entendemos a necessidade de um novo hospital com UTI. A partir de um trabalho muito sério, de uma equipe que não mediu esforços, que lutou muito, porque a complexidade é imensa. Destaco todas as pessoas envolvidas, que não desistiram, não deixaram de pensar o melhor formato e modelo, para melhor atender a nossa cidade, e hoje estamos vivenciando este momento de celebração da vida, em um solo sagrado, onde será cuidado das pessoas, onde traremos ao mundo o futuro: as nossas crianças”, anunciou.
No início do seu pronunciamento, o governador Ratinho Júnior chamou a presença da irmã Elisângela, em cumprimento ao trabalho realizado nos hospitais filantrópicos, lares de idosos, casas de acolhimento, entre outras instituições de saúde e assistência social, e reforçou o compromisso do governo do Estado em descentralizar os serviços de Saúde, e também enalteceu o trabalho desenvolvido em Pinhais. “A equipe da prefeitura, de forma muito competente, montou um projeto não apenas para atender a cidade de Pinhais, mas para poder inclusive colaborar com a região metropolitana com um hospital moderno, de primeiro mundo, com leitos de UTI. Este projeto era um sonho da cidade, e é muito bom podermos dar o primeiro passo, começar a construção, é realmente um sentimento de realização”, finalizou. (Fonte: Agora Paraná)