A maior parte das cidades paranaenses, principalmente Curitiba e Região Metropolitana, está na rota de uma chuva forte com ventos de até 100km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta laranja de tempestades indica que a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia, ventos intensos entre 50 e 100km/h e, ainda, queda de granizo.
O Inmet alerta ainda para o “risco de corte de energia elétrica, estragos nas plantações, quedas de árvores e alagamentos”. O alerta vale para outras regiões do Paraná.
Já o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), alerta que para esta sexta-feira (4) uma frente fria que vem influenciando as condições do tempo sobre o Paraná, avança sobre o oceano, se afastando do continente. No entanto, o cenário de tempo instável ainda se mantém sobre o estado. Chuvas já poderão ocorrer entre a madrugada e a manhã de sexta-feira, mas a expectativa continua sendo de aumento da instabilidade a partir do período da tarde. Condições favoráveis para desenvolvimento de tempestades também poderão ser observadas. (Fotos: Ademar Marques/SJU)