O desembargador Carlos Mansur Arida, do Tribunal do Júri do Paraná (TJ-PR), determinou que a vereadora Gertrudes Bernardy (MDB) retorne ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã, no norte do Estado. A decisão, divulgada na noite desta quinta-feira (24), suspende a cassação do mandato da vereadora.
A vereadora foi cassada em janeiro deste ano (2022), depois de denúncia feita pelos vereadores da Casa de que ela comemorou o aniversário dela e de seis servidores no prédio da Câmara Municipal. A festa foi em junho de 2021, durante a pandemia. A acusação alegou que Gertrudes infringiu decretos municipais relacionados ao combate da Covid-19.
A Justiça, no entanto, entendeu que a acusação foi feita com falta de isenção e imparcialidade, uma vez que dois dos vereadores envolvidos no pedido também celebraram seus aniversários na Câmara. Além disso, o desembargador também entendeu que houve “falta de justa causa para a cassação, pois não houve, a princípio, o respectivo enquadramento da eventual quebra de decoro à luz da legislação municipal”.
O pedido de denúncia, aceito pelos vereadores em novembro de 2021, sugeria que a presidente fosse investigada por infração político-administrativa e improbidade administrativa. Entre os vereadores participantes do processo estão Vila Real (MDB), o relator, e o vice-presidente da câmara, Nando Dorta (PTB), nomeado Presidente da Comissão Processante.
Pelas redes sociais, Gertrudes postou uma mensagem de agradecimento:
A justiça foi feita!!!!
Venho agradecer primeiramente a Deus que me sustentou até aqui, aos meus familiares e todos os que estiveram ao meu lado, todos que me enviaram mensagens e me fortaleceram durante todo este processo. Foi por vocês e é por vocês que eu trabalho e luto todos os dias. Desde que me coloquei a disposição de ser vereadora eu sabia da minha missão, e sabia também que seria árdua, não imaginava tanto, mas sabia que teria que ser a pulso forte, pois todos sabemos e conhecemos muitas mazelas que existe neste meio. Desde o primeiro dia trabalhei incansavelmente para o melhor da população ivaiporaense, enquanto armavam contra mim eu estava trabalhando, durante o processo eu estava trabalhando, após me cassarem eu continuei trabalhando, pois honro cada voto que me foi confiado e aqui estou novamente, pelo poder da justiça retorno a vereança e a presidência da Câmara de Vereadores, posições conquistadas legitimamente. Muito obrigada de coração
O trabalho não pode parar, Ivaiporã merece!