Jogadora de rúgbi suspensa após comemorar morte da Rainha Elizabeth II

Postagem de Caitlin Moran repercutiu nas redes sociais e ela foi punida com suspensão e multa

(Foto: Reprodução Instagram @nrlknights)

Caitlin Moran, jogadora de rúgbi australiana, foi suspensa pela Liga Nacional de Rúgbi da Austrália por ter comemorado a morte da Rainha Elizabeth II na última quinta-feira (8). Segundo a imprensa local, a atleta compartilhou um story na sua conta no Instagram onde dizia: “Hoje foi um bom dia. Esse cachorro burro [se referindo à Rainha Elizabeth II] morreu”, escreveu pouco antes de apagar a publicação.

O caso gerou forte repercussão na Austrália, mas, mesmo assim, Moran entrou em campo na partida do Newcastle Knights, seu time, contra o Sydney Roosters, no domingo (11).

Nesta terça-feira (13), a Liga Nacional de Rúgbi se reuniu com a jogadora e anunciou sua punição. Pela postagem, a atleta terá que cumprir um jogo de punição. Além disso, ela terá que pagar uma quantia equivalente a 25% do seu salário anual como multa. Moran terá cinco dias para recorrer da decisão.

“A liga de rúgbi é um jogo inclusivo e tem um relacionamento forte e orgulhoso com muitas comunidades. Independentemente de quaisquer opiniões pessoais, todos os jogadores e oficiais devem aderir aos padrões profissionais esperados deles e, nesta ocasião, os comentários públicos feitos pelo jogador causaram danos ao jogo”, disse a entidade máxima da modalidade na Austrália.

Além de suspender a atleta e impor a multa, a federação local também solicitou que Caitlin Moran ‘ frequente a educação e treinamento recomendados pelo Departamento de Bem-estar e Educação da NRL, em consulta com o Conselho Indígena da Liga Australiana de Rúgbi’.

Em um comunicado oficial, o Newcastle Knights também se manifestou e disse que a atleta não participará do próximo jogo da equipe e que todo apoio será prestado à jogadora.

A Austrália, país natal de Caitlin Moran, por mais que seja independente, ainda mantém a rainha ou rei da Inglaterra como seu chefe de Estado. (Por UOL/Folhapress.)