O Jornalista Eleandro Passaia, agora apresentador da Record TV em SP, é um dos denunciados
(Fotos: Redes Sociais)
O Ministério Público do Paraná (MP/PR) recebeu a denúncia contra dois jornalistas que publicaram foto íntima de Cristiana Brittes, também conhecida por Cris Brittes, esposa do empresário Edison Brittes, principal acusado de ter matado o jogador de futebol Daniel Corrêa em 2018, em São José dos Pinhais e que permanece preso.
A denúncia diz que no dia 20 de novembro de 2018 o Programa ‘Tribuna da Massa’ da emissora Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, veiculou uma foto em que Cristiana aparece nua sobre uma moto. Na época, o então apresentador Eleandro Passaia e o editor-chefe, Marcelo Vellinho Pinto, foram denunciados pela promotora Maria Fernanda Pereira dos Santos Czaczkes por importunação sexual, crime previsto no Código Penal com pena de 1 a 5 anos de prisão. A divulgação de “cena de sexo, nudez ou pornografia” sem consentimento da vítima é proibida.
A promotora diz que os jornalistas divulgaram matéria associando a foto de nudez à pessoa de Cris Brittes, sem a sua autorização. Segundo ela, os jornalistas veicularam seu nome na reportagem com a seguinte frase: “é verdadeira a foto de Cris Brittes nua em moto de traficante”? O caso, segundo a lei, trata-se de crime praticado contra mulher, com intenção de subjugar a vítima em razão de seu gênero feminino.
O advogado de defesa de Cris Brittes, Claudio Dalledone Júnior diz que sua cliente foi vítima de um crime contra a liberdade da mulher. “O Ministério Público, iniciando esta ação penal, mostra que nós vivemos sob o império da lei. Nós vamos acompanhar toda este processo para que os culpados tenham e sintam a resposta do Estado e que parem e pensem que a mulher deve e tem que ser protegida”, disse Dalledone durante uma entrevista à Rádio Banda B.
(Fonte: Jornalistas Guilherme Lara da Rosa e Denise Mello/Banda B)