Atitude dos profissionais do volante virou polêmica e passageiros estão chiando
Usuários do transporte por meio de carros de aplicativos em Curitiba e Região Metropolitana estão “fulos” da vida depois que alguns motoristas dos carros de aplicativos que atendem as operadoras Uber e 99 anunciaram a cobrança de uma taxa extra pelo uso do ar-condicionado durante as viagens.
Bossa reportagem apurou que os carros da categoria “confort” já oferecem este benefício por causa do preço da corrida, que é superior aos veículos de transporte simples. A bronca dos passageiros é justamente em cima dos motoristas dos carros que cobram mais barato. Procuradas, a Uber e a 99 disseram que o acordo deve ser feito entre motorista e passageiro para que a corrida fique no a grado de ambas as partes.
Por se tratar de um opcional no veículo, provavelmente não existe uma lei para punir a negativa dos motoristas em não oferecer o ar-condicionado de cortesia. O preço taxado pelos profissionais e anunciado aos passageiros é de R$ 5 por cada quilômetro rodado.
Uber explica
Em nota, a Uber afirma que não existe obrigatoriedade nem proibição do uso do ar-condicionado por parte da empresa, independentemente da modalidade. A temperatura faz parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário, diz a plataforma.
O motorista ou passageiro pode cancelar a viagem e reportar a situação caso não se sinta confortável.