Mulher de 69 anos presa por ofender homem negro com frases racistas na Câmara de Curitiba

Mulher tentou se desculpar falando que foi apenas uma brincadeira. mesmo assim, foi detida pela GM

(Foto: Carlos Costa/Divulgação/CMC)

Uma mulher branca, identificado como Anoema Lopes Santana, 69 anos, foi detida após fazer ofensas racistas contra um segurança negro da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na tarde de ontem (8). As ofensas aconteceram após ela pedir um copo de água e ser atendida pelo homem, segundo a Câmara. A vítima foi o segurança Marcelo Dias. Ele disse que a mulher fez vários comentários racistas em sequência, e que ele ficou extremamente constrangido. “Negro tem que ser serviçal”, teria dito a mulher.

Em nota, a Câmara de Vereadores afirmou que a suspeita estava na Casa de Leis para participar de uma audiência pública. As ofensas ocorreram, de acordo com a instituição, após a mulher solicitar um copo de água e ser atendida por Marcelo, que é funcionário terceirizado. A câmara repudiou o caso, e afirmou que a mulher fez comentários preconceituosos e de cunho racial de maneira sequencial, só interrompendo as ofensas após a chegada de outro visitante.

A ocorrência foi atendida inicialmente pela Guarda Municipal, que ouviu a mulher e a encaminhou para Central de Flagrantes. Ela foi liberada depois da formalização de um boletim de ocorrência por injúria racial. A Polícia Civil afirmou que o caso será investigado.