As entregas das atividades começarão na semana que vem a cada 15 dias.
Com a intenção de atingir 100% dos estudantes das escolas municipais, a Secretaria de Educação de Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, optou por fazer a entrega de atividades impressas nas instituições de ensino para alunos a partir do Infantil V. Uma pesquisa técnica mostrou que a maioria das famílias não tem acesso a computador ou internet e, com isso, ficou perceptível que as atividades online não são a melhor forma de realmente levar o ensino durante o período sem aulas presenciais.
As entregas das atividades começarão na semana que vem. De acordo com a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, a intenção é fazer com que a maioria não seja prejudicada. “Os nossos profissionais da educação organizaram uma forma para as crianças não serem prejudicadas. Como muitos não tem computador ou internet, as tarefas serão entreguem impressas aos alunos”, explicou aos moradores.
Em entrevista aos amigos da Banda B, nesta quarta-feira (27), a secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini, destacou que a decisão foi tomada com base em um estudo feito pela pasta. “Fizemos uma pesquisa com as famílias e percebemos que a maioria possui um aparelho de celular, mas não tem computador ou impressora em casa, tem algumas que sequer televisão tem. Assim, com a forma impressa será possível atingir 100% dos alunos. Entregaremos a cada 15 dias, quando os pais deverão devolver as outras atividades”, destacou.
Assim, a secretária inclusive acredita que será possível os professores avaliarem de uma forma mais completa o andamento das atividades. “A intenção é tornar todo o processo o mais democrático possível. Identificar aqueles que não forem retirar para conversar com a família, que terá a sua responsabilidade. Nós faremos esse controle, porque queremos que a gente atinja 100%”, salientou.
Por fim, a secretária de Educação comentou que desde a suspensão das aulas as professoras trabalham para manter as atividades. “O período de paralisação está se estendo e desde o começo os professores estão se planejando com atividades dirigidas para serem feitas em casa. Hoje, ainda não se tem nada de concreto sobre uma possível volta, estamos aguardando a orientação do Governo do Estado”, concluiu.
Todas as escolas municipais, a partir do infantil V passarão a atuar nesta modalidade. Já os alunos dos centros municipais de educação infantil farão a reposição de outra maneira. A orientação da Secretaria de Educação é que os responsáveis pelos alunos entrem em contato com a unidade de ensino em que o aluno está matriculado e se informe sobre a maneira que serão entregues as atividades.