Para comércio local, Rosto da Cidade faz Centro Histórico reviver

Em frente ao restaurado Belvedere da Praça João Cândido, no São Francisco, fica o mais recente imóvel entregue pelo programa Rosto da Cidade em Curitiba. Na manhã desta sexta-feira (31/1), o prefeito Rafael Greca visitou o local situado na Rua Jaime Reis, 212, onde funciona um Centro Cultural e escola de inglês.

Os serviços de pintura e aplicação de resina antipichação foram finalizados e a proprietária da escola, Marisol Isidoro, está satisfeita. “Com esse trabalho na fachada dentro do programa, eu consegui fazer uma reforma na parte interna da casa e melhorar as instalações”, contou.

Há 25 anos com a escola no local, ela chegou a perder alunos nos momentos em que a área sofria mais com a degradação. Entre as mudanças mais significativas, citou o aumento na frequência da praça, principalmente de turistas, atraídos pelo café que fica no Belvedere.

Seus 150 alunos, com a maior parte deles estudando no período noturno, também fazem parte do público do café e da praça. “Eles se sentem seguros para sentar ali antes de começar as aulas, que duram cerca de três horas”, comentou, ao ressaltar que Greca foi o primeiro prefeito a tomar a iniciativa de recuperação do Centro Histórico.

“Estamos ajudando a restaurar o sagrado Rosto da Cidade”, disse o prefeito Rafael Greca. “Com a limpeza, tinta e a resina, se picharem, a gente lava”, completou.

O programa

O Rosto da Cidade já concluiu benfeitorias em 24 imóveis públicos e 55 particulares. Com seis etapas, é desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas. Atualmente são seis projetos em execução.

Também fazem parte das intervenções melhorias na iluminação pública, mobilidade e acessibilidade.