PF faz ‘batida’ contra tráfico internacional no Porto de Paranaguá

Um grande aparato policial foi montado na manhã desta sexta-feira (28) pela Polícia Federal (PF) na Operação Reach Stackers, com o objetivo de desarticular grupos criminosos que atuam dentro do terminal portuário de Paranaguá. A PF suspeita que os envolvidos operavam dentro do porto enviando carregamentos de cocaína para o exterior por meio de contêiners, sem o conhecimento do exportador, na modalidade conhecida como ‘RIP ON/RIP OFF”.

Nesta operação, foram expedidos e cumpridos oito mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão nas cidades de Paranaguá, Matinhos e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis e bloqueio de valores existentes em contas bancárias e de aplicações financeiras.

Todos os investigados, segundo a PF, são responsáveis por fornecer informações privilegiadas sobre posições, rotas e cargas dos contêineres para subsidiar organizações criminosas em ações no Porto de Paranaguá, além de movimentarem os contêineres de forma a possibilitar a inserção dos carregamentos de cocaína dentro do pátio do terminal portuário. As ações criminosas ocorriam de forma dissimulada e sem o consentimento da administração do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que auxiliou no desenvolvimento das investigações. (Foto: AEN/ARQ)