Polícia pede cautela da população porque vigaristas estão agindo e aplicando os golpes pela internet
(Foto: Polícia Civil/PR)
Polícia Civil está orientando turistas e moradores sobre como se prevenir e o que fazer em casos do golpe do falso aluguel. Na época de veraneio e festas de carnaval, no litoral, a procura por quartos, quitinetes e casas aumenta. Os estelionatários se aproveitam da situação e há um aumento significativo na aplicação do golpe.
Segundo a polícia, funciona assim, o estelionatário anuncia um imóvel com preço abaixo do mercado e o locatário, mesmo sem conhecer o local, fecha o negócio e paga um adiantamento dos valores acertados com o suposto “locador”. Em alguns casos, a farsa acaba sendo descoberta só quando o locatário chega no imóvel, ocasionando transtorno e frustração. Para evitar situações como essa, é importante que a pessoa vá até o local para ver se o imóvel realmente existe, é o que recomenda a polícia.
Caso seja vítima do golpe, a orientação é registrar o quanto antes o Boletim de Ocorrência. Ele pode ser feiro na unidade mais próxima ou de forma online, pelo site da PCPR. O registro online é rápido e evita deslocamentos desnecessários.