Policiais militares auxiliam médico e transportam criança que se engasgou

Soldado Rodrigo de Souza Machado

Para dois policiais militares pertencentes ao 29ª BPM, a escala de trabalho da última quinta-feira (9) jamais será esquecida. Por volta das 19h30, enquanto o soldado Machado e o soldado Castro faziam policiamento base, na Avenida Dom Pedro II, no centro de Quatro Barras, eles foram abordados por um homem que pediu ajuda à uma criança, de oito anos, que havia se engasgado com alimento.

O homem informou que a menor encontrava-se no interior de uma loja de eletrodomésticos, próximo de onde os policiais estavam. Imediatamente, os dois PMs se deslocaram até o local e nele se depararam o secretário Municipal de Saúde, Dr. Caio Luiz Sbrissia Tolardo – no qual é médico – e prestava os primeiros atendimentos de desobstrução das vias respiratórias da menor.

Uma avaliação minuciosa no quadro de saúde da criança feita pelo médico e pelos PMs, foi constatado que ela ainda tinha dificuldade para respirar e achou-se por bem encaminhá-la – com urgência – até a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima, no caso a UPA 24 Horas do município.

A menina, sob os cuidados da mãe, foi então colocada na viatura policial e levada até a unidade médica, onde foi prontamente atendida. Os policiais utilizaram a sirene e sinais luminosos da viatura para abrir o caminho até a chegada na Unidade de Pronto Atendimento. Ao chegar na UPA, a criança já apresentava melhora em sua condição respiratória. Por precaução, a menina ficou em observação, foi colocada no oxigêncio e passou exames complementares, sendo liberada na sequência.

A mãe justificou que a filha sofre com um tumor cerebral e que ela teria se engasgado com um pedaço de pão. Ela agradeceu o empenho tanto do médico, que também acompanhou de perto o desenrolar da situação – inclusive na UPA – quanto dos policiais que ajudaram no deslocamento da filha.

Historico

O soldado Machado, tem um grande histórico em sua carreira policial, esse ja é seu quarto salvamento e todos envolvendo crianças.

Em 2016, ajudou a salvar a vida de um bebê de 40 dias que havia se afogado com leite materno e não conseguia respirar, em 2017, participou do resgate de uma criança abandonada em uma caixa de sapatos no bairro São Gabriel, em Colombo, encaminhando o bebe recém nascido a maternidade Alto Maracanã, já em 2022 um menino de 3 anos foi socorrido por ele e outro colega, eles faziam o patrulhamento de rotina e resolveram parar para comprar um energético e depois seguir o serviço. Porém, escutaram o frentista do posto pedindo ajuda, na época o soldado deu entrevista a Banda B; “Quando estávamos lá dentro, o frentista abriu uma janela e gritou que a criança iria morrer. Eu entendi o que ele queria com aquilo, pulei a janela que ele mesmo abriu. Já vi um monte de pessoas perto da criança, ao lado da bomba. Corri até ela e estava toda retorcida, tendo convulsão, não consegui abrir a boquinha dele, por causa da convulsão, e a mandíbula travou. Virei ele de bruços e iniciei manobra de Heimlich. Ele expeliu um líquido pela boca e, nisso, iniciou a respiração normal. Porém, a convulsão continuava. Coloquei ele de lado para não se engasgar com saliva novamente e para a língua não obstruir a passagem de oxigênio. Ele estava com muita febre, queimando, muito quente. Eu mantive por 20 minutos acompanhando a respiração e verificando a convulsão. Ele começou a retomar a consciência e consegui devolvê-lo para a mãe. Nesse momento, chegou o atendimento da autopista”, completou.