Prefeitura recolhe materiais descartados irregularmente no Parque das Pontes

Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), há uma estimativa de que 2 toneladas de materiais descartados irregularmente sejam recolhidos ao longo do dia.

Nesta terça-feira (16), uma equipe de limpeza da Prefeitura de Araucária está recolhendo materiais descartados irregularmente no Parque das Pontes, área de preservação ambiental. São materiais como TVs antigas, garrafas de vidro, papelão, sofás, fogões; todos que a Prefeitura já recolhe em algum tipo de coleta (reciclável, volumosos). Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), há uma estimativa de que 2 toneladas de materiais descartados irregularmente sejam recolhidos ao longo do dia. O descarte irregular é crime ambiental e pode resultar em multa, auto de infração e processo administrativo ao responsável.

Além da coleta de lixo orgânico, a Prefeitura também disponibiliza a coleta seletiva para materiais recicláveis. Outra ação é coleta de materiais volumosos que pode ser agendada pelo telefone (41) 3614-7480. São considerados resíduos volumosos materiais como sofás, colchões, móveis, madeiras, fogões, pneus, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. A equipe vai buscar na casa da pessoa, conforme foi agendado.

Os moradores podem ajudar a evitar o descarte irregular de materiais com informações sobre os possíveis responsáveis. A denúncia pode ser anônima e pode ser via Secretaria de Meio Ambiente (3614-74-80), pela Ouvidoria do Município (0800-643-1550 ou ouvidoria@araucaria.pr.gov.br) ou Guarda Municipal (telefone 153).

DIA DO MEIO AMBIENTE – Em 05 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma limpeza geral ao longo da rua Presidente Castelo Branco – bairro Thomaz Coelho, próximo ao limite com Curitiba. A via conta com trechos em área de preservação ambiental e estava com diversos pontos de descarte irregular de resíduos sólidos como madeiras, galhos, recicláveis entre outros. Na ocasião, foram recolhidas 10 toneladas de rejeitos. Houve ainda a coleta de 1 caminhão de madeira, 2 caminhões de galhos e mais 250m³ de resíduos de construção civil. A SMMA contou com a parceria da empresa HB Ambiental Sistemas de Reciclagem que recebeu os resíduos de construção civil para fazer a reciclagem. Foram plantadas mudas de árvores nativas ao logo da via e foram colocadas placas informativas sobre a proibição de jogar lixo.