A Polícia Federal prendeu uma mulher no aeroporto em São José dos Pinhais, na manhã desta quinta-feira (5), no momento em que ela acompanhava transportadores de drogas (mulas) no setor de embarque. As investigações apontam que a mulher é a responsável pelo envio de cocaína para Bangkok capital tailandesa.
Três brasileiros estão presos naquele país desde fevereiro pelo transporte de drogas, dois homens e uma mulher, a jovem Mary Hellen, 21 anos, flagrada com 9 quilos de cocaína dentro de um compartimento oculto em sua mala. Outros 6 quilos da droga estavam em outra mala transportada por um homem que a acompanhava. Todos estão respondendo por tráfico internacional de drogas na Tailândia, onde há previsão de pena de morte para este tipo de crime.
Segundo a PF, as investigações se iniciaram após a prisão dos brasileiros no país Asiático. Os dois homens presos já haviam viajado para o mesmo destino antes da pandemia de Covid-19, em situações que demonstram que estariam transportando drogas.
As autoridades policiais e o Itamaraty estão em negociação com as autoridades tailandesas para tentar extraditar os três presos e fazê-los responder pelo crime de tráfico internacional pelas leis brasileiras, com penas somadas que podem alcançar 25 anos de reclusão. (Com informações do Pio do Jacú News e PF)