(Foto: A. Marques/SJUrgente)
Os novos radares recentemente instalados em algumas ruas centrais de São José dos Pinhais vão servir para diminuir riscos de acidentes, evitar que motoristas trafeguem com velocidade acima do permitido no quadro urbano da cidade e o avanço frequente do sinal vermelho em semáforos ou parada em cima da faixa de pedestres. A justificativa é da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, responsável pela instalação dos equipamentos.
Para a Prefeitura, a instalação dos redutores eletrônicos de velocidade vai diminuir os acidentes de trânsito na cidade e proporcionar mais segurança para todos, ou seja, motoristas e pedestres. “Respeitar os redutores de velocidade é dirigir defensivamente e estar sempre atento à direção. São atitudes permanentes do condutor que deverá observar, prever e decidir sobre as condições no trânsito, evitando envolver-se em acidentes. Respeitar os redutores de velocidade é respeitar a vida e o espaço do outro”, diz a nota no site da Prefeitura.
Em São José dos Pinhais, desde a manhã do dia 1º de fevereiro, os equipamentos eletrônicos já estão fiscalizando a velocidade dos veículos com marcas de 40km/h, 50km/h e 70km/h. A chamadas “lombadas eletrônicas” estão operando nos dois sentidos da Rua Joaquim Nabuco (40km/h) e na Avenida Comandante Aviador José Paulo Lipinski, que liga a Avenida das Torres ao Aeroporto Internacional Afonso Pena (50km/h).
Na Rua Reinaldino Scharffenberg de Quadros, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, é apenas câmera de monitoramento sujeito a multa para quem avança o sinal vermelho e com marcador de velocidade de 40km/h.. Outros “pardais” estão sendo instalados na Alameda Arpo, próximo da Trincheira da BR-376, trecho onde já foram registrados acidentes de graves proporções.