“Santa de Curitiba” tem túmulo simbólico no Cemitério de São José dos Pinhais

Túmulo de Maria Bueno, morta por um soldado há 130 anos, é visitado diariamente em São José dos Pinhais

(Fotos: Ademar Marques/SJUrgente)

O Cemitério Municipal, no Centro de São José dos Pinhais, também é local de visitação e peregrinação diante do túmulo simbólico de Maria da Conceição Bueno, ou simplesmente ‘Maria Bueno’, considerada a “Santa de Curitiba”, já que muitos milagres são atribuídos a ela.

Maria Bueno foi violentada e brutalmente assassinada por um soldado em um matagal na Rua dos Campos Gerais, em Curitiba, no dia 29 de janeiro de 1893, quando ela tinha 28 anos de idade. Na época, por se tratar de uma moça de família, benquista por todos e que só procurava fazer o bem às pessoas, Maria Bueno passou a ser venerada por fiéis e não demorou muito para surgirem pessoas dizendo que foram agraciadas com milagres de ‘Santa Maria Bueno’.

Desde a sua morte, o túmulo onde foi sepultada, no Cemitério São Francisco de Paula, em Curitiba, passou a ser local de peregrinação de devotos que comparecem levando flores, fotos e até muletas em agradecimento às graças recebidas. Em São José dos Pinhais, foi construído um túmulo simbólico que também virou local de orações e de visitas no Cemitério Central. A igreja católica não reconhece Maria Bueno como Santa, mas a popularidade dela faz com que seja vista como Santa por seus milhares de seguidores e devotos.

Memorial no Cemitério Central de São José dos Pinhais virou local de peregrinação e agradecimento aos milagres recebidos