A Secretaria Municipal de Finanças desenvolveu, visando aproximar os munícipes dos serviços municipais, e facilitar os atendimentos por meio da tecnologia, uma plataforma de serviços que contém informações e interações dos serviços da área tributária.
A ferramenta promove aos contribuintes determinadas ações dentro do Sistema Tributário, proporcionando maior objetividade e comodidade dentro das demandas que precisariam ser feitas presencialmente ou por telefone. Em decorrência ao isolamento domiciliar pelo Covid-19, os munícipes podem acessar com facilidade a plataforma, incluindo fins de semana e feriados, reduzindo sempre que possível, um deslocamento físico.
O sistema também é uma forma de estímulo ao contribuinte de acompanhar determinados dados de cadastros e ao mesmo tempo atualizá-los quando necessário e gerenciar também as questões que envolvam processamentos financeiros de seus tributos.
De acordo com o secretário de Finanças, Josue Bonk Setenareski, o sistema é uma otimização dos serviços, e foi desenvolvido e pensando para melhor atender a população. “O sistema consiste também numa preocupação constante da administração de promover a inovação e evolução dos sistemas e da tecnologia voltados aos especialmente aos desenvolvimentos virtuais mediante os contextos mundiais de modernização digital”, afirmou.
Sistema Cadastral de Imóveis
É possível acessar o Sistema Cadastral de Imóveis somente para proprietários já cadastrados dentro do Sistema Cadastral de Imóveis da Prefeitura, ou seja, o imóvel deverá encontrar-se cadastrado na Prefeitura em seu nome, caso contrário pelo próprio portal pode-se solicitar a atualização cadastral anexando o documento de titularidade.
Os acessos disponibilizados compreendem desde a obtenção de segundas vias do IPTU e Taxa de Coleta de Lixo de 2020, certidões diversas do sistema cadastral do imóvel e até a busca de possíveis débitos vencidos do imóvel – com exceção das obtenções das segundas vias de IPTU e Coleta de Lixo 2020, os acessos aos demais documentos e consultas necessitam obrigatoriamente de criação de usuário e senha por parte do proprietário.
Um exemplo característico destas projeções é em relação aos carnês de IPTU e Taxa de Lixo que poderão vir a ter uma disponibilização exclusiva via online, exatamente como vem ocorrendo atualmente com o IPVA no Estado do Paraná.
Para acessar a plataforma, clique aqui.