O Peugeot 3008 foi o SUV com menor desvalorização em 2019, e o segundo que menos perdeu valor em todo o mercado. Algo bem diferente do que ocorria há alguns anos. O que explica a mudança?
Como explicar?
Saiu a lista dos carros com menor desvalorização em 2019, e a maior surpresa do ranking é o Peugeot 3008. O SUV francês só não desvalorizou menos que a Toyota Hilux – a picape japonesa, por sinal, foi o único modelo a se valorizar! Sim, uma Hilux com um ano de uso vale 0,55% mais do que quando foi comprada, zero-quilômetro, no ano passado. Os dados são do estudo da KBB Brasil (mais detalhes aqui).
O resultado do Peugeot 3008 surpreende principalmente porque a marca francesa teve sua imagem fortemente manchada, há alguns anos, não só por opções erradas no desenvolvimento de produtos (com o fraco 207 versão brasileira substituindo o fenômeno 206, por exemplo), mas também por um pós-venda problemático, tanto por demasiados defeitos nos carros quanto pelo atendimento nas concessionárias.
Desvalorização mínima
O Peugeot 3008 modelo 2019 desvalorizou só 1,49% no primeiro ano de uso (considerando um modelo comprado em janeiro de 2019 zero-quilômetro com seu valor atual).
É menos do que VW Golf, outro carro que retém muito de seu valor no mercado de usados – desvalorizou só 3,41%, o que é também surpreendente, considerando que saiu de linha (de produção e de vendas) aqui no Brasil para dar lugar ao T-Cross.
Parênteses: falando no Golf, é curioso ver que o Ford Focus, seu arquirrival que também saiu de linha, desvalorizou absurdos 28,13% (leia aqui). Motivos de o Ford desvalorizar tão mais? Transmissão de dupla embreagem problemática, encerramento da fábrica em São Bernardo do Campo e da produção na Argentina – e, além disso, a reputação geral do modelo nunca foi tão sólida quanto a do Golf.
Não só a campanha
Voltando à desvalorização do Peugeot 3008: as marca fez uma forte campanha de pós-venda, em que cliente insatisfeito não paga mão de obra, há guincho grátis por anos, entre outras medidas (leia aqui). Claro que isso ajudou bem nesse resultado, mas não foi só.
Fosse apenas essa a explicação, o Peugeot 2008 não seria o nono com maior desvalorização no ano (18,74%). Porém, no caso do irmão menor, as mudanças mecânicas do produto em si (ganhou transmissão melhor, de seis marchas, e versão turbo agora automática) ajudam a explicar o mau desempenho.
Fosse apenas essa a explicação, o Peugeot 2008 não seria o nono com maior desvalorização no ano (18,74%). Porém, no caso do irmão menor, as mudanças mecânicas do produto em si (ganhou transmissão melhor, de seis marchas, e versão turbo agora automática) ajudam a explicar o mau desempenho.