(Fotos: Unam)
Desde a sua reformulação, em 2021, inclusive com a alteração de nomes, a União das Associações de Moradores e Entidades Sociais de São José dos Pinhais (UNAM) tem participado ativamente das atividades das associações de moradores do município, reforçando parcerias e unindo forças com a criação de vínculos fortes junto à Federação Comunitária das Associações de Moradores (Femoclam) e Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), além da Prefeitura de São José dos Pinhais.
Outro fator importante é o crescimento da UNAM, que até pouco tempo possuía apenas três associações de moradores e atualmente está com mais de 60 entidades. “Nós procuramos reforçar a cada dia que passa o trabalho comunitário das associações filiadas à nossa entidade e, com isso, a gente já comemora grandes conquistas por meio do trabalho comunitário”, diz Isaldo Torres, presidente da UNAM. “Juntamente com as associações, a gente reivindica segurança pública, atenção nos postos de Saúde e até obras de mobilidade e infraestrutura, entre outras”, completa.
Para Isaldo Torres, a união dessas entidades, por meio da UNAM, tem papel importante e de grande fundamento na esfera política do município e do Estado, pois é através de um órgão forte como a UNAM que muitas reivindicações chegam até as autoridades. “Toda e qualquer tipo de reunião feita para debater assuntos de interesse dos bairros, a nossa UNAM está presente, não medimos esforços para isso e, na maioria das vezes, representamos o líder comunitário de determinada associação que por um problema ou outro, não pode comparecer em certas reuniões”, diz.
A UNAM participa de eleições nas associações de moradores, debate temas e problemas com moradores de bairros apoia a Associação dos Idosos no Jardim Urano. Recentemente a entidade participou de uma reunião que debateu a segurança pública no Bairro Santo Antônio e teve participação intensa na festa da Páscoa Encantada de São José dos Pinhais.