Com menos furtos, roubos e homicídios, Verão Maior teve grande público e praias seguras
O Verão Maior Paraná, que mobilizou forças de segurança em todo o Litoral e Costa Noroeste, registrou queda no número de crimes na edição que se encerrou neste mês de fevereiro. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) revelam redução expressiva nas principais ocorrências policiais, o que garantiu a segurança tanto dos turistas quanto dos moradores. O Litoral, por exemplo, recebeu cerca de 4 milhões de turistas, o equivalente a mais do que o dobro da população de Curitiba. Mesmo assim, não houve registro de ocorrências mais violentas.
De acordo com o balanço oficial divulgado pela Sesp nesta quarta-feira (28), houve diminuição de 74,29% nos homicídios dolosos e mortes violentas no período (de 35 para 9). Outros crimes também registraram queda. O furto de veículos, por exemplo, caiu 63,77% em relação ao verão passado (de 69 para 25), enquanto que o roubo de veículos teve redução de 44,44% (de 9 para 5). Já as ocorrências de furtos e roubos caíram, respectivamente, 31,64% (de 1.814 para 1.240) e 21,14% (175 para 138).
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os números são resultado da maior integração das forças policiais nesta edição do Verão Maior Paraná. “Todas as polícias trabalharam de forma coesa, unidas e prontas para dar resposta”, ressaltou.
Teixeira aponta que o planejamento executado antes da operação foi fundamental para o bom resultado nos índices de criminalidade no verão. “Já estávamos preparados para o grande número de pessoas que iriam para o Litoral. Então nos organizamos em um planejamento estratégico antes do Verão Maior Paraná, com diversas operações contra o crime organizado e ao tráfico de drogas, o que propiciou um verão mais seguro”, disse o secretário. (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)