Instituição já tem “poder de polícia”, anda armada, pode prender e presta grande ajuda às polícias Militar e Civil
(Foto: CM/SJP)
Os vereadores de São José dos Pinhais defendem a inclusão da Guarda Municipal do município no rol dos órgãos de segurança pública estabelecido pelo art. 144, da Constituição da República Federativa do Brasil.
Em sessão plenária, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a moção nº 114/2023 cuja intenção é manifestar apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 275/2016, do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que quer incluir a Guarda Municipal como órgãos oficial de segurança pública. A votação e discussão aconteceu durante a 34ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira (13).
Atualmente estão incluídas as polícias Federal, civil, militar, rodoviária, ferroviária e penal, além de corpo de bombeiros militar. De acordo com a Agência Senado, a PEC foi apresentada após recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, ao julgar um pedido de habeas corpus, declarou ilegais as provas colhidas em revista pessoal feita por guardas municipais durante patrulhamento rotineiro, absolvendo o réu do caso. A 6ª Turma do STJ considerou ilegalidade das provas porque a categoria não é definida como órgão de segurança pública, o que limita a ação dos agentes à proteção de bens, serviços e instalações do município.
De acordo com a justificativa do autor da moção, vereador Delegado Michel, a medida se faz necessária ‘para fortalecer o sistema de segurança pública do país, tendo em vista que a Guarda Municipal está presente em diversos municípios brasileiros, desempenhando um papel fundamental na proteção da população e na prevenção de crimes e infrações’.